Sobrevive ao primeiro dia de ‘aulas’ em 20 passos!

O primeiro dia de aulas na Universidade é um dos dias de maior ansiedade, medo, excitação… que vais viver na tua vida inteira!

 

Imagem: goo.gl/fzbVXh

 

Deixaste para trás o Secundário, as amizades, a tua casa e a tua família… para viveres uma verdadeira aventura e uma experiência nova e inesquecível. E, sobretudo… completamente imprevisível!

 

Tens imensas expectativas, mas na verdade não fazes ideia de como vai ser a Universidade. Uma nova casa, novos amigos, novas experiências…

 

Imagem: goo.gl/P4rHrB

 

Está a chegar o teu primeiro dia de aulas… mas não paniques! Nós já cá estamos há um tempo e temos as dicas ideias para ti, caloiro/a. Acredita que vais sobreviver:

 

1. deixa a porta do teu quarto aberta

Imagem: goo.gl/1kQGZj

enquanto lá estiveres dentro, claro. Se a tua nova ‘casa’ for uma residência universitária, a porta aberta mostra a tua abertura para conheceres novas pessoas – e incentiva os outros a pararem para te dizerem olá ou darem-se a conhecer. É sempre um bom começo!

 

2. desfaz as malas assim que conseguires

Imagem: goo.gl/wqCfpU

ajuda a tornares o teu novo espaço – quarto ou casa – um pouco mais teu, mesmo que não tenhas muito espaço nem tenhas trazido grandes decorações. Ter a tua roupa num roupeiro e as tuas coisinhas mais à mão… e já sentes que sempre viveste ali!

 

3. não sejas tímido/a

Imagem: goo.gl/JpRHda

sabemos que é difícil… mas a timidez é sem dúvida a tua maior inimiga neste primeiro dia. Aproveita o facto de estares longe de casa e das pessoas que já te conhecem para te reinventares – e seres quem és, sem medos e sem preocupações!

 

4. pensa que todos estão tão nervosos como tu

Imagem: goo.gl/XemAJG

não há caloiro/a que não esteja com a ansiedade toda à flor da pele. É pior que o primeiro dia de escola – lembras-te, quando tinhas 6 anos e entraste no primeiro ano do básico? Aqui estás muito mais consciente e expectante em relação ao que aí vem… aguenta e partilha o nervosismo com os teus colegas!

 

5. adiciona toda a gente no facebook

Imagem: goo.gl/yyG7Ey

Imagem: goo.gl/yyG7Ey

é a primeira coisa que se faz quando começam as aulas: adicionar todas as pessoas que conheces no primeiro dia, ou mesmo antes de esse dia chegar. Não quer dizer que vão ser os teus melhores amigos para a vida, mas pode ser uma boa forma de conheceres pessoas – e evitares a timidez do pedido de amizade em pessoa!

 

6. veste algo confortável

Imagem: goo.gl/3Ew07c

é essencial que estejas confiante e confortável no teu primeiro dia, por vários motivos: primeiro porque pode não ser tão linear como pensavas (se participares em actividades de recepção, podes andar a pé ou sujar-te), depois porque convém que te sintas bem contigo. Entrar com o pé direito e com roupa lavada e confortável!

 

7. conhece o teu campus

Imagem: goo.gl/L4ftvq

provavelmente vais perder-te na mesma a caminho das aulas, mas ao menos ficas antecipadamente a saber onde são os sítios importantes, como a cantina, as casas de banho ou aquelas máquinas de comida que às vezes têm moedas. Aproveita o primeiro dia para fazer esta visita!

 

8. e as actividades que a tua universidade oferece

Imagem: goo.gl/iK6WX9

há sempre associações e núcleos de estudantes, clubes disto e daquilo, em que te podes envolver para teres uma experiência universitária ainda mais intensa. Também pode haver workshops de qualquer coisa que te interesse… é só estares atento/a! Tenta descobri-los no teu primeiro dia!

 

9. atende as chamadas da tua mãe

Imagem: goo.gl/Z8ydzG

sê paciente, é o teu primeiro dia de aulas e o primeiro dela longe de ti… tens de compreender! Vai ligar-te de 5 em 5 minutos para saber se estás bem ou se precisas que vá ter contigo, e claro que vão ser chamadas chatas e longas. E não, não é só no primeiro dia de aulas. Mas prometemos que vai reduzindo a frequência e a duração com o passar do tempo!

 

10. não adormeças logo no primeiro dia

Imagem: goo.gl/j9KaXk

primeiro porque convém criares uma boa impressão, depois porque vais ter muitos ias para adormecer e faltar às aulas e não precisa de ser já no primeiro dia. Aproveita, que não podes viver outra vez um primeiro dia na Universidade! Mete lá o despertador e vê se acordas a horas decentes.

 

11. não leves mais do que um caderno e uma caneta

Imagem: goo.gl/IMexxl

acredita que não vai valer a pena, porque é só disso que vais precisar. E isto se precisares… primeiro dia de aulas com aulas e matéria, alguém já viu? É mais por prevenção de teres de anotar alguma informação importante!

 

12. fala com os teus colegas do lado

Imagem: goo.gl/l6ny1T

há sempre um ou outro amigo que fica destes primeiros contactos do primeiro dia de aulas, quando tens obrigatoriamente de te sentar ao lado de outra pessoa e falar com ela sobre a aula, o prof ou o que está a acontecer naquele momento!

 

13. conhece o máximo de pessoas possível

Imagem: goo.gl/aty0yX

nestes momentos não podes ser tímido/a… é mesmo para falares e conheceres pessoas! Lembra-te que há dezenas de caloiros na mesma situação que tu – que não conhecem ninguém e não têm um único amigo nesta nova fase. Mete conversa e começa a fazer amizade com eles!

 

14. experimenta a comida da cantina

Imagem: goo.gl/ReSchW

Imagem: goo.gl/ReSchW

na maioria das vezes vai ser má e repetitiva, mas não saberás se não experimentares. Há cantinas universitárias boas e baratas e que desenrascam sempre que não te apetecer cozinhar em casa e levar marmita! Se a comida for uma m#@%*, sempre podes encontrar uma utilidade melhor para ela!

 

15. não compres os livros que os professores pedem

Imagem: goo.gl/qsfDmP

é possível que, logo na primeira aula, te digam que precisas de 30 livros para passar à cadeira deles. O que não quer dizer que vás logo a correr comprá-los e gastar imenso dinheiro! Fala com os alunos mais velhos, vê o que existe em termos de fotocópias, vai à biblioteca ou pede emprestado… sempre poupas uns trocos!

 

16. participa nas actividades de recepção ao caloiro

Imagem: goo.gl/X6WzES

atenção, não és obrigado/a a nada! Mas há actividades de integração de novos alunos (muitas vezes organizadas pela própria Universidade) que podem ajudar-te a conhecer melhor as pessoas do teu curso, os outros caloiros e o espírito académico. Se te parecer bem e quiseres participar, pode ser uma boa forma de te começares a sentir em casa!

 

17. não tens de ir a todas as aulas

Imagem: goo.gl/V0nQKe

é a única semana do ano em que não tens de te sentir assim tão mal por faltar às aulas – porque na verdade há muito pouca gente a ir e é pouco provável que os professores dêem aulas (pelo menos até ao fim)! Claro que não podemos aconselhar-te a faltar, afinal estás na Universidade para… aprender (cof cof). Mas caso não te apeteça ir, este é o dia – e a semana – certos!

 

18. faz planos para a tua primeira noite académica

Imagem: goo.gl/w4ZvIq

e não a passes sozinho/a, a não ser que ainda precises de desfazer as malas todas e não tenhas tempo durante o dia! É a tua primeira noite verdadeiramente sozinho/a numa nova casa e com toda uma nova vida a acontecer, por isso aproveita para combinares um café ou uma saída com os teus novos amigos para poderem falar sobre o dia que passou!

 

19. prepara-te para um dia longo e imprevisível

Imagem: goo.gl/BxvyKw

por muitas expectativas que tenhas, nem tudo vai acontecer como sonhaste. Vai ser um dia muito forte emocionalmente, com muito nervosismo, com muitas novidades… mas vai ser, de certeza, inesquecível! Prepara-te para tudo!

 

20. não desanimes se não for tudo perfeito – tens mais 3 anos (no mínimo) disto!

Imagem: goo.gl/t0VjRu

é o teu primeiro dia de aulas na Universidade, não é o dia do teu casamento. Nem tudo vai ser perfeito, como é óbvio. Mas também não precisa de ser… o que vai contar ao fim de três ou cinco anos de faculdade é a experiência como um todo, e não este dia em particular. Vais ter muitos dias para perceber quem vão ser os teus verdadeiros amigos e quais as tuas cadeiras favoritas. Agora… aproveita e diverte-te, só há uma primeira vez!