Enterrar caloiros e…doutores!

Caloiros e doutores de todo o país, fala-vos o vosso adorado Burro da Rede: o tempo é de festa e celebração!

 

Caloiros: a maioria de vós foi considerado digno para subir na hierarquia académica! Parabéns, passaram à segunda fase!  Para trás, ficam as praxes, as pinturas, os soutiens de mulher (para os rapazes), os bigodes (para as meninas) e todos os outros rituais de iniciação!

 

Em breve, os caloiro que andam por aí vão ser enterrados e poucos chorarão as suaa mortes! Alguns doutores e veteranos partirão e serão vocês o futuro da caloirada que ainda está para chegar! Fica a saudade dos que partem, do tempo de descoberta e convívio e dos primeiros dias que passaram na Universidade.

 

Torna-se inevitável para os vossos cérebros fazerem um balanço deste primeiro ano quase terminado: novos professores, novos colegas, a Universidade e tudo o que esta envolve de novo. Houve tempo para crescer, aparvalhar e “panicar”!

 

Para alguns, foi tempo de descobrir uma cidade nova e desconhecida, dividir casa com desconhecidos e desfrutar da tão desejada liberdade e independência!

 

Doutores: respirem, pois o fim aproxima-se! O Burro sabe que esperam ansiosamente por este dia e chegaram mesmo a acreditar que ele não ia chegar! Mas não desesperem. Há uma luz ao fundo do túnel cada vez mais próxima. Muito em breve, diz adeus à vida académica.

 

Sim, alguns de vocês ficarão com a “lágrima ao canto do olho”, só de pensarem que poderão nunca mais rever alguns colegas de curso e que vão sentir falta daquele ambiente académico, no qual caloiros eram bichos e tu recebias “aquele” tratamento especial.

 

Por outro lado, saudades não sentirás das noites mal dormidas e do sangue, suor e lágrimas que largaste durante estes anos todos. Queimaste muitas pestanas, ingeriste muita cafeína, mas também algumas cervejinhas!

 

O futuro é um mistério! Mestrado, 1º emprego em Portugal ou no estrangeiro, trabalhar num call-center ou numa caixa de supermercado: são estas as fantásticas possibilidades!

 

Mentirinha, é a partir daqui que podem também começar a sonhar com um futuro promissor, a possibilidade de construirem uma carreira e de terem aquela sensação de que o mundo vos aguarda e concretizarem os vossos sonhos, só depende de vocês mesmos. A verdade é esta, pois crises sempre existiram!

 

Mas deixem as tristezas e as nostalgias para os piegas, porque o tempo é de FESTA! Semanas Académicas, Queimas, Serenatas, Cortejos, Enterros…é à escolha do freguês!

 

O tempo é de descontracção e preparação para a recta final de exames, trabalhos, relatórios e apresentações, por isso toca a entrar no espírito!

 

Importante, quase vital para qualquer estudante que se preze, é ler a newsletter da Rede e passar pelo Facebook! Se ainda não recebem a dita têm mesmo de tratar do assunto, para ficarem por dentro do que de melhor se faz na vida de um estudante!