E depois da Universidade: o que fazer?

Este é o último semestre da faculdade para muitos de nós e as dúvidas começam a instalar-se… afinal o que será de mim quando tudo isto acabar?

 

Imagem: http://goo.gl/Ljo2Vo

 

É o pânico! Na verdade passaste três, ou quatro, ou cinco anos a pensar que a tua vida académica boémia e absolutamente espectacular ia durar para sempre…

 

Não dormiste nada, curtiste a vida ao máximo, estudaste o mínimo possível, fizeste amigos para a vida, foste passando e chumbando a algumas cadeiras, mas no fundo adoraste todos estes anos universitários…

 

E agora que o fim se aproxima, começas a sentir a lagrimita a espreitar ao canto do olho… É inevitável, vais ter saudades!

 

Imagem: http://goo.gl/WT3ibh

 

Começas a pensar que a vida, tal como a conheces, vai acabar… e não fazes ideia do que aí vem a seguir, e isso assusta-te muito, este desconhecimento todo. Ah, e claro… não fazes ideia do que queres fazer também, nunca soubeste!

 

O barco é o mesmo para todos nós. Então… o que vem aí? O que é que podemos fazer depois da faculdade?

 

A tua Rede, claro, dá-te as dicas possíveis (e começa por não panicar é o mais importante!):

 

1. faz um mestrado

não porque te obrigam ou dizem que é obrigatório, mas sim se achares que é o melhor caminho para ti. Se não for, pode ser um erro meteres-te logo noutra!

Imagem: http://goo.gl/0BPGnh

 

2. faz um ‘gap year’

às vezes não é preciso começares logo a vida profissional ou prolongares a académica, pode ser bom viveres uma experiência diferente e enriquecedora pelo meio.

Imagem: http://goo.gl/jsGJ7F

 

3. arranja um emprego (mesmo que em part-time e/ou fora da tua área)

para ires ganhando dinheiro ou alguma experiência útil para qualquer profissão, como em atendimento ao público, serviços administrativos, assistente de qualquer coisa…

Imagem: http://goo.gl/WnLMyO

 

4. encontra um estágio

se não for remunerado, pondera bem as tuas opções – se podes ficar lá depois, se é mesmo algo que gostas e queres aprender. Remunerados, todos os estágios são bons para conheceres pessoas e começares a fazer alguma coisa!

Imagem: https://goo.gl/MykoA6

 

5. investe naquilo que gostas

se achas que podes aprender mais sobre o que gostas de fazer em mini cursos, workshops, actividades extra curriculares, atira-te de cabeça – há imensos cursos gratuitos online que também podes aproveitar!

I

Imagem: http://goo.gl/vR68lI

 

6. faz voluntariado

tal como no gap year, é uma experiência que te ocupa o tempo, dá algum currículo, não te impede de fazer outras coisas e… acaba por enriquecer a tua experiência!

Imagem: http://goo.gl/JrEEpa

 

7. procura manter as tuas amizades

um dos teus maiores medos é perder os amigos de faculdade, agora que cada um vai para o seu lado. Mantém o contacto, combina saídas com eles e não deixes que isso aconteça – as amizades são para a vida!

Imagem: https://goo.gl/aKIH4B

 

8. aprende definitivamente a cozinhar

agora que tens mais tempo e precisas de organizar a tua vida, é uma boa altura para tornares mais rotineira a tua vida na cozinha… e aprenderes a fazer coisas mais elaboradas!

Imagem: https://goo.gl/R5uzAg

 

9. ganha e poupa dinheiro como puderes

os teus papás vão achar que já estás suficientemente crescido/a para encontrares alguma coisa útil para fazer e ganhares o teu próprio dinheirinho, por isso as mesadas e extras vão caminhando para um fim. Contorna isso com uma organização mai segura das tuas finanças!

Imagem: https://goo.gl/xbF3Qg

 

10. define se é melhor para ti voltar para a terrinha

se for melhor para ti voltar para casa, viver novamente com os pais… pode custar-te ao início, mas pode também ser uma forma de poupares dinheiro. E por vezes é mais fácil encontrares um trabalho que te compense!

Imagem: http://goo.gl/jKtS0y

 

11. continua a aproveitar as vantagens de estudante

enquanto o teu cartão de estudante estiver válido, é aproveitar aqueles descontos todos!

Imagem: http://goo.gl/qtqvQL

 

12. prepara o teu currículo

pode não ser fácil encontrares logo um emprego na tua área quando terminas o curso… mas teres o teu CV preparado e procurares estas oportunidades é sempre uma boa forma de enfrentar o “depois” da faculdade!

Imagem: http://goo.gl/yOZTxM

 

Há uma imensidão de coisas que podes fazer depois de acabares o curso, finalista… estas são apenas algumas que podemos recomendar para que não entres em pânico!

 

As saudades vão existir sempre… o mais importante é que te lembres sempre das coisas boas da faculdade (para lá de todas as terríveis épocas de exames e dos profs que te chumbaram!) e que uses essas memórias para construíres algo, no futuro, que gostes de fazer!

 

Mais importante que todos estes conselhos: não existe um manual de procedimentos para esta fase da tua vida, vai sempre ser diferente da dos teus amigos… por isso agarra as oportunidades, faz coisas.

 

Imagem: https://goo.gl/BqHOuD

 

E… não te preocupes muito com isso. Vai correr tudo bem – é a tua vida que agora vai começar uma nova fase!