Este é o último semestre da faculdade para muitos de nós e as dúvidas começam a instalar-se… afinal o que será de mim quando tudo isto acabar?
É o pânico! Na verdade passaste três, ou quatro, ou cinco anos a pensar que a tua vida académica boémia e absolutamente espectacular ia durar para sempre…
Não dormiste nada, curtiste a vida ao máximo, estudaste o mínimo possível, fizeste amigos para a vida, foste passando e chumbando a algumas cadeiras, mas no fundo adoraste todos estes anos universitários…
E agora que o fim se aproxima, começas a sentir a lagrimita a espreitar ao canto do olho… É inevitável, vais ter saudades!
Começas a pensar que a vida, tal como a conheces, vai acabar… e não fazes ideia do que aí vem a seguir, e isso assusta-te muito, este desconhecimento todo. Ah, e claro… não fazes ideia do que queres fazer também, nunca soubeste!
O barco é o mesmo para todos nós. Então… o que vem aí? O que é que podemos fazer depois da faculdade?
A tua Rede, claro, dá-te as dicas possíveis (e começa por não panicar é o mais importante!):
1. faz um mestrado
não porque te obrigam ou dizem que é obrigatório, mas sim se achares que é o melhor caminho para ti. Se não for, pode ser um erro meteres-te logo noutra!
2. faz um ‘gap year’
às vezes não é preciso começares logo a vida profissional ou prolongares a académica, pode ser bom viveres uma experiência diferente e enriquecedora pelo meio.
3. arranja um emprego (mesmo que em part-time e/ou fora da tua área)
para ires ganhando dinheiro ou alguma experiência útil para qualquer profissão, como em atendimento ao público, serviços administrativos, assistente de qualquer coisa…
4. encontra um estágio
se não for remunerado, pondera bem as tuas opções – se podes ficar lá depois, se é mesmo algo que gostas e queres aprender. Remunerados, todos os estágios são bons para conheceres pessoas e começares a fazer alguma coisa!
5. investe naquilo que gostas
se achas que podes aprender mais sobre o que gostas de fazer em mini cursos, workshops, actividades extra curriculares, atira-te de cabeça – há imensos cursos gratuitos online que também podes aproveitar!
6. faz voluntariado
tal como no gap year, é uma experiência que te ocupa o tempo, dá algum currículo, não te impede de fazer outras coisas e… acaba por enriquecer a tua experiência!
7. procura manter as tuas amizades
um dos teus maiores medos é perder os amigos de faculdade, agora que cada um vai para o seu lado. Mantém o contacto, combina saídas com eles e não deixes que isso aconteça – as amizades são para a vida!
8. aprende definitivamente a cozinhar
agora que tens mais tempo e precisas de organizar a tua vida, é uma boa altura para tornares mais rotineira a tua vida na cozinha… e aprenderes a fazer coisas mais elaboradas!
9. ganha e poupa dinheiro como puderes
os teus papás vão achar que já estás suficientemente crescido/a para encontrares alguma coisa útil para fazer e ganhares o teu próprio dinheirinho, por isso as mesadas e extras vão caminhando para um fim. Contorna isso com uma organização mai segura das tuas finanças!
10. define se é melhor para ti voltar para a terrinha
se for melhor para ti voltar para casa, viver novamente com os pais… pode custar-te ao início, mas pode também ser uma forma de poupares dinheiro. E por vezes é mais fácil encontrares um trabalho que te compense!
11. continua a aproveitar as vantagens de estudante
enquanto o teu cartão de estudante estiver válido, é aproveitar aqueles descontos todos!
12. prepara o teu currículo
pode não ser fácil encontrares logo um emprego na tua área quando terminas o curso… mas teres o teu CV preparado e procurares estas oportunidades é sempre uma boa forma de enfrentar o “depois” da faculdade!
Há uma imensidão de coisas que podes fazer depois de acabares o curso, finalista… estas são apenas algumas que podemos recomendar para que não entres em pânico!
As saudades vão existir sempre… o mais importante é que te lembres sempre das coisas boas da faculdade (para lá de todas as terríveis épocas de exames e dos profs que te chumbaram!) e que uses essas memórias para construíres algo, no futuro, que gostes de fazer!
Mais importante que todos estes conselhos: não existe um manual de procedimentos para esta fase da tua vida, vai sempre ser diferente da dos teus amigos… por isso agarra as oportunidades, faz coisas.
E… não te preocupes muito com isso. Vai correr tudo bem – é a tua vida que agora vai começar uma nova fase!