As 10 maneiras de fazeres novos amigos na Universidade!

Entrar na faculdade pode ser um momento um pouco assustador na tua vida, para além de toda a emoção de começares uma nova etapa cheia de independência e novas experiências!

 

Como nos primeiros dias de escola, em que não conheces ninguém e tudo te parece novo… na Universidade ainda podes ir parar uma cidade totalmente nova e desconhecida, sem saberes em quem te apoiar!

 

Fazer amigos neste contexto pode parecer um pouco difícil… mas a verdade é que vais ter ainda mais facilidade em falar com toda a gente e vais ter imensas oportunidades de conhecer pessoas!

 

E sabes que mais? A Universidade é a altura da tua vida em que ganhas mais amizades fortes e duradouras!

 

Mesmo assim estás um bocado à nora com isto tudo? A tua Rede ajuda, como sempre!

 

Mostramos-te as principais formas se fazeres amigos neste início de ano e vida académica, caloiro/a:

 

1. ir às actividades de integração

Imagem: https://goo.gl/7CS13Q

Vais ter de falar com alguém, sobretudo com o resto da caloirada! Vais partilhar o que gostaste mais na tua primeira semana, rir das coisas que fizeram em conjunto e integrar-te da melhor forma no espírito da tua faculdade – e é impossível saíres de lá sem conhecer pessoas!

 

2. não perder as festas académicas

Imagem: http://goo.gl/GYeYK3

As festas dedicadas à recepção ao caloiro são das melhores formas de conhecer gente, de reencontrar amigos e fazer novos! É para curtires a noite até ao fim… e entre cervejinhas e muita diversão, vai ser canja dares-te a conhecer ao mundo!

 

3. viver numa casa partilhada

Imagem: https://goo.gl/ZWhMm9

Podes ter o azar de arranjar um quarto numa casa com colegas mal encarados, mas na maioria das vezes viveres numa residência ou numa casa com outras pessoas vai ser bom para fazeres novos amigos! Para além das tarefas divididas, há sempre festas e momentos comuns que vos vão aproximar!

 

4. andar de transportes públicos

Imagem: http://goo.gl/Tx74ZG

De tanto fazeres o mesmo percurso e a horas semelhantes todas as semanas, é normal que comeces a conhecer as caras e a falar com algumas pessoas no metro ou no autocarro! Quem sabe se não farás novos amigos a andar de transportes públicos…?

 

5. andar no elevador da faculdade

Imagem: http://goo.gl/uKwv6H

Toda a gente sabe que as conversas de elevador podem dar azo a muita coisa! Haverão momentos em que vais estar sozinho com uma pessoa no elevador… e os desbloqueadores de conversa ou mesmo um pedido de informação podem ser o início de uma bela amizade!

 

6.  ir à primeira aula

Imagem: http://goo.gl/5yugPC

A primeira aula de cada cadeira, sobretudo nas primeiras com a tua turma – ou as que têm gente de outros cursos – é sempre um excelente momento para meter conversa com os teus colegas! Há sempre trabalhos de grupo a fazer ou datas de frequências que não apanhas… uma perguntinha e gera-se uma amizade!

 

7. ir sair à noite

Imagem: http://goo.gl/7ARJDY

Umas cervejinhas, umas danças na discoteca, toda a gente na rua a conviver à quinta-feira à noite (afinal, é a noite académica!)… apostamos que sais de lá com mais uns números de telefone e uns amigos novos! (amigos e não só, diga-se!)

 

8. ir a jantares de curso

Imagem: http://goo.gl/DqzGb8

São momentos de convívio entre a malta do teu curso, dos vários anos, por isso são excelentes momentos para fazer novos amigos! Não vão faltar jantares do caloiro, do veterano e do doutor, de turma… vais conhecendo os teus colegas e arranjando amigos para a vida!

 

9. ir às compras

Imagem: http://goo.gl/KTrVdT

Pode parecer um bocado estranho, mas na verdade vais começando a conhecer as pessoas com quem te cruzas frequentemente na rua… quando vais à mercearia no teu bairro, à papelaria ou ao cabeleireiro, podes encontrar novas amizades!

 

10. fazer parte da AE e outros núcleos de estudantes

Imagem: http://goo.gl/SyCyH1

Não só usar o espaço da AE para conviver com novas pessoas, mas fazer mesmo parte da Associação de Estudantes da tua faculdade… é uma forma excelente de te dares com pessoas de outros cursos, até! Integra-te nestes núcleos e vais conhecer imensa gente diferente!

 

Bom, não é nenhum manual de instruções… são só algumas dicas da tua Rede para aproveitares bem a Universidade!

 

Vais ver que é fácil fazer amigos… sobretudo, diverte-te!