U-Bike: vai de bicicleta para a tua Universidade!

Os alunos e toda a comunidade académica de algumas instituições de Ensino Superior portuguesas  vão ter bicicletas à sua disposição para se deslocarem para a Universidade!

 

Imagem: goo.gl/O5mIhX

 

A ideia do U-Bike Portugal é criar um plano de mobilidade que promova a utilização da bicicleta como meio de transporte, um estilo de vida mais saudável e a educação ambiental dos jovens estudantes – mas também dos professores e docentes!

 

As universidades vão assim disponibilizar à comunidade académica bicicletas, em regime de cedência temporária, na sua maioria eléctricas, ‘kits’ de segurança… e  também ajustar os parques de estacionamento para que mais estudantes ganhem o hábito de andar de bicicleta!

 

Imagem: goo.gl/LctswH

 

Pretende-se também incentivar a construção de mais quilómetros de ciclovia nas cidades universitárias e uma maior ligação destes percursos aos campi universitários, bem como melhorar os passeios pedonais e evitar a degradação de espaços de interesse botânico das regiões.

 

Vê se a tua Universidade é uma das contempladas:

Instituto Politécnico de Beja

Instituto Politécnico de Bragança

Instituto Politécnico do Cávado e do Ave

Instituto Politécnico de Leiria

Instituto Politécnico do Porto

Instituto Politécnico de Viana do Castelo

ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa

Instituto Superior Técnico

Universidade de Aveiro

Universidade da Beira Interior

Universidade de Évora

Universidade do Minho

Universidade Nova de Lisboa

Universidade do Porto

Universidade de Trás os Montes e Alto Douro

 

Tendo em conta os preços dos passes de transportes públicos e das viaturas individuais, esta acção ambiental pode também significar uma carteira um bocadinho mais cheia ao final do mês… por isso tem tudo para correr bem e expandir-se a muitas outras cidades universitárias!

 

Quem vota nisso? :D

 

Imagem: goo.gl/tHSlmN

 

Fontes: Público e Expresso