Chega o final do ano lectivo e tu, finalista, sem saber o que vais fazer da vida… acontece a todos, não paniques!
Depois de três ou quatro anos de faculdade (ou mais… depende se te aplicaste no estudo ou não! cof cof), sabes que está na altura de deixares a vida despreocupada da adolescência e tentares entrar no mercado de trabalho…
… enfim, é a vida, é o passo que se segue! Mas… e se não tiveres experiência, se nunca tiveres trabalhado, como é que é suposto conseguires arranjar algum trabalho?
Damos-te algumas dicas para que possas relaxar e tentar encontrar uma ocupação… não garantimos que resultem, mas ao menos tentámos!
1. pensa: de certeza que não tens experiência NENHUMA?
é a primeira pergunta que deves colocar… de certeza que, na tua curta vida, já fizeste alguma coisa que te possas orgulhar. Seja a colaboração com o jornal da escola… ou como árvore numa peça de teatro!
2. faz voluntariado
se não precisares de começar já um emprego, podes investir o teu verão em actividades não remuneradas, como ser voluntário/a. Mete-te em grupos com interesses parecidos com os teus e participa em experiências novas… e é uma coisa para meteres no currículo!
3. constrói um CV original
mesmo que não tenhas nada de interessante para meter lá… se for bem feito, pode impressionar (ou não)!
4. promove-te com tudo o que já fizeste na vida
desde a ida em Erasmus a um curso de há cinco anos que já nem te lembras de ter feito. Tudo conta e se não tiveres mais nada, é mesmo isso que vai contar (ou não) para alguma coisa!
5. faz uma boa promoção pessoal online e sê original
mostra aos teus futuros empregadores que, mesmo que nunca tenhas feito nada na vida, tens jeito para a coisa! Quanto mais não seja pelas tuas infinitas qualidades pessoais :P
6. usa outros atributos
vale tudo quando queres mesmo MUITO arranjar algo para fazer na tua área!
7. pede ajuda a “amigos” que têm “amigos”
há sempre alguém que conhece alguém no sítio onde queres trabalhar e que pode dar a dica e dizer que és o/a maior… não é uma ‘cunha’, é só dizer (um bocadinho) bem de ti…!
8. candidata-te a tudo o que aparece
não tens nada a perder… pode correr mal, mas ao menos tentaste! E qualquer experiência é boa no teu caso… já que não tens nenhuma!
9. não percas nenhuma oportunidade!
mesmo que não dê em nada, ao menos mandaste o CV para onde querias trabalhar e deste-te a conhecer. Depois não venhas dizer que não conseguiste, se não aproveitaste a oportunidade!
10. mostra determinação nas entrevistas
o mais importante é mostrares que queres muito trabalhar ali… seja de que maneira for!
11. e mostra que aprendes depressa
mais do que ter experiência, pode ser importante mostrares como te adaptas facilmente ao trabalho e às pessoas!
12. veste-te a rigor
é importante causares uma boa primeira impressão. Arrasa com uma roupa adequada ao local onde estás a ser entrevistado/a e tem cuidado com as expressões que fazes e o que dizes… não estragues tudo o que a roupa emprestada dos teus pais já fez por ti!
13. agarra trabalhos de verão
mesmo que não seja bem o que queres fazer da vida… pode ser uma boa maneira de começar. Convém é que saibas mais ou menos o que estás a fazer!
14. tenta um estágio não remunerado
não é o ideal, mas aí, à partida, aceitam-te sempre… Vais ter de sobreviver à tua custa durante uns três meses e a trabalhar à borla…. mesmo assim, pode ser uma hipótese se quiseres perceber como funciona a tua área.
15. começa por baixo
não há mal se o teu primeiro emprego tiver de ser como empregado/a de um café na terrinha. Pode não ser o ideal, mas sempre dá para acumulares uns trocos para sair à noite… e sempre dá para o CV!
16. ou desiste e espera que o dinheiro te venha ter ao bolso
até os teus pais deixarem de tolerar andarem sempre a pagar a tua boa vida!