Férias à vista: curtição ou trocos extra?

Olá pessoal,

O vosso Burro preferido está de volta, sempre com os melhores conselhos!

Esta semana, vou falar de um dilema muito frequente entre os universitários de todo o mundo: o que fazer nas férias do Verão? Descansar Vs. trabalhar!

Nas últimas semanas, a tua vida tem sido uma corrida contra o tempo: escola, casa, exames, livros, relatórios…e poucas horas de sono! Já para não falar do habitual desconforto que surge sempre no final do ano lectivo, com a incerteza das notas finais.

Entretanto, a tua cabeça gera incessantemente imagens que te remetem para as tão desejadas férias e destinos paradisíacos! É quando desces à Terra e vês a realidade: os exames ainda não acabaram e as férias não vão ser, propriamente, como imaginas.

Neste panorama, o Burro sabe que é difícil pensares em trabalhar nas férias: o cansaço está quase a vencer-te e o teu cérebro parece não aguentar mais nenhum tipo de informação!

Contudo, trabalhar no Verão e, especialmente, nos tempos que correm pode ser uma boa solução para muito boa gente! Ganhas uns trocos extra, acabas com aquela sensação de não ter nada para fazer e enriqueces a tua experiência profissional, muito valorizada por futuros empregadores.

Para além de tudo isto, é importante não esquecer que ao arranjares uma ocupação deste estilo, no Verão, esta não precisa de te ocupar muito tempo. Podes sempre optar por um part-time, não muito longe de casa (ou da praia) e assim acabas por ter tempo para tudo!

Mas o teu Burro não vai mentir: este tipo de trabalhos nem sempre são muito bem pagos e, claro, terás sempre de abdicar de algumas horas de Dolce Fare Niente!

No fundo, tens de pesar os prós e os contras e focares-te naquilo que podes fazer com o dinheiro que ganhares, no tempo de férias que te restar.

Mas se trabalhar não é exactamente aquilo que procuras, por que não trabalhar em prol do bem-comum e comunidade, fazendo algum voluntariado? Pode parecer, à primeira vista, um desperdício de tempo, mas diz quem já fez que pode também ser muito compensador em termos pessoais.

É uma boa escolha se não tens nada para fazer com o teu tempo livre: estás a ajudar os outros, travas amizades e conhecimentos e podes ser voluntário, por exemplo, em festivais de Verão! Sempre dá para nos intervalos dares uma vista de olhos aos teus artistas preferidos. :)

Espero que te tenha ajudado a dar um coice aos teus problemas e agora já sabes: dá-nos a tua opinião sobre este tema no Facebook da Rede! Se nada disto te interessa, então lança outros temas para a discussão, a Rede quer-te ouvir!

Hasta la vista, baby!