Vamos levar-te até Amsterdão, a cidade das tulipas, das bicicletas, dos canais e muito mais
!
Acabaste de passar por uma época desgastante e, com “sorte”, ainda tens outra nas próximas semanas. Já não podes ouvir falar nem pensar em 3%4M35 e só te apetece fugir!
Pois bem, vamos levar-te até Amsterdão, a cidade das tulipas, das bicicletas, dos canais, dos jardins com relva e das montras bem enfeitadas!

Fonte: Shutterstock
Se ainda não conheces, espreita as nossas sugestões; se já visitaste deixa aí dicas de coisas que valem MESMO a pena fazer/visitar/experimentar.
Para Visitar:
• Amsterdam Centraal vai ser a tua primeira paragem. Assim que saíres do comboio aproveita para apreciar a imensidão da estação e a sua beleza arquitectónica.
• As ruas e os canais: a pé, de bicicleta ou de barco, guarda uma tarde para te perderes pela cidade e apreciar a arquitetura e a forma como está organizada. Vais, de certeza, passar pela Dam Square, pela praça de Nieuwmarkt e pelo mercado de flores, Bloemenmarkt Só uma nota: Se fores a pé, tem cuidado para não seres atropelado por nenhuma bicicleta!
• O Museumplein (Parque dos Museus) é uma área muito agradável para relaxar entre as visitas aos três famosos museus que se encontram nas redondezas:
– O Rijksmuseum Museum, ou Museu do Estado, onde podes visitar uma coleção de 8000 peças de arte em exposição, incluindo os quadros de artistas de renome como Johannes Vermeer e Rembrandt.

Fonte: Shutterstock
– O Van Gogh Museum é um museu onde vais poder apreciar cerca de 200 quadros e 400 desenhos do famoso pintor, para além de muitas outras obras dos seus contemporâneos
– Se preferes arte moderna e contemporânea, então não podes perder o Stedelijk Museum, onde poderás encontrar obras das mais variadas áreas da arte (fotografia, pintura, escultura, etc.) e conhecer os trabalhos de artistas como Malevich, Picasso, Pollock e também Van Gogh.
• Se te sentires um patriota, podes ainda visitar a Sinagoga Portuguesa, do século XVII que, ainda hoje, não tem eletricidade. Para além de poderes conhecer o espaço tens a oportunidade de ficar a saber mais sobre a cultura judaica e a herança Portuguesa na Holanda.

Fonte: Shutterstock
Para fazer:
• Andar de bicicleta: Se quiseres viver a experiência holandesa tens que experimentar um engarrafamento de bicicletas . Não te preocupes, vais ter semáforos só para bicicletas (que tens que respeitar) e milhares de Kms de ciclovias que podes percorrer. Aliás, se te parecer boa ideia, sugerimos que alugues uma bicicleta no início da tua estadia e só a devolvas quando te fores embora, poupando um dinheirão em transportes públicos.
• Visitar a rua Oudezijds Achterburgwal, também conhecida por ser o centro do tão famoso “Red Light District”. A melhor hora para poderes apreciar as montras em todo o seu espendor é ao início da noite (If you know what I mean) E mais não dizemos porque, como é óbvio, o que acontece em Amsterdão, fica em Amsterdão
• Entrar numa coffeshop. Repara, só dissemos entrar. O resto fica à tua consideração. E não, uma coffeshop em Amsterdão não é especialista em servir cafés, mas achamos que isso tu já sabes! (Se precisares de recomendações é só perguntar!).

Fonte: Shutterstock
• Depois disto tudo só te podemos recomendar uma iguaria Holandesa (Só podemos recomendar mesmo uma, porque é o único “prato” típico que eles têm): Kapsalon, que também quer dizer cabeleireiro (WTF?), é uma fast-food servida num recipiente de takeaway e consiste numa base de batatas fritas, uma camada de carne de kebab, fatias de queijo Gouda que vão ao forno a derreter e, para ser saudável, uma camada de salada. Ah, espera, afinal esquece o saudável porque por cima vem um molho super apetitoso!
Para sair:
Existem duas áreas principais para sair à noite: Rembrandtplein e Leidseplein, por isso podes partir à descoberta e entrar no sítio que mais gostares. Ainda assim, deixamos-te algumas sugestões:
• Student Bar, que, como o próprio nome indica, existe a pensar em ti. Com cerveja barata de segunda a quinta-feira, vais encontrar colegas teus de várias nacionalidades e, quem sabe, conhecer alguém interessante!
• Disco Dolly: Frequentado por estudantes, este bar/pub/discoteca está aberto 7 noites por semana até às 4h (5h à sexta e sábado) e é o sítio perfeito para continuares a tua noite com música disco, funk, soul, house e hip-hop!

Fonte: Hostelsclubblog
• NYX: Com vários pisos, esta discoteca é composta por diferentes salas onde passam vários estilos de música. Assim, durante a mesma noite podes passar por várias atmosferas e conviver com uma “crowd” jovem, open-minded e irreverente. Este é, por isso, o sítio que deves escolher se estás à procura de algo mais alternativo, não fosse o lema desta discoteca: “You are weird, I like you!”
• Sugarfactory é uma discoteca que também oferece, ocasionalmente, concertos ao vivo. A atmosfera faz lembrar um teatro e aos domingos podes desfrutar de uma noite em que o Jazz se mistura com música de dança!
Por fim, deixamos uma pequena lista das únicas palavras que vais conseguir memorizar:
Goedemorgen: Bom dia
Dank je wel: Obrigado/a
Alsjeblieft: Por favor
Lekker: Tudo o que é bom. Pode ser usado para avaliar comida, a meteorologia, um lugar, uma experiência e até a beleza de uma pessoa!
De que estás à espera? Se quiseres viver a cultura holandesa a 100% marca uma viagem com os teus amigos para a altura do Dia do Rei, o feriado nacional Holandês, a 27 de Abril.

Fonte: Amsterdamtourist.info