A Ementa Oficial do Universitário…em Exames!

A refeição (não) é quando o estudante quiser!

Estudar pela madrugada fora e acordar só pela hora de almoço, não dá saúde nem faz crescer! É fundamental teres horários regulados, tanto de estudo como de refeições. Aconselham-se (pdf) 4-5 refeições diárias, leves e com a quantidade certa de comida. Nada de exageros, nem de passar fome!

 

Fast food?! Not so fast!

A falta de tempo ou paciência são frequentes nesta época e podem levar-te a ter hábitos alimentares incorrectos, que te podem prejudicar na hora “H”! As refeições rápidas, pré-feitas, congeladas ou a tão amada/odiada fast food são de evitar!

 

Chocolate, chocolate, chocolate!

Sim, sim! O chocolate é mais do quer permitido em época de exames! Quanto mais puro, melhor!

Diz quem percebe do assunto, que melhora o humor e aumenta a capacidade de concentração! Melhor, é (quase) impossível!

 

Embebeda-te…de água!

A boa notícia é…podes beber! Bebe à vontade: água, chá ou sumos naturais, mas bebe!

Ah, mas nada de cervejinhas! Apesar de ter água na sua composição, toda a gente sabe que o álcool, apesar de em quantidades pequenas, torna a tua capacidade de raciocínio mais lenta!

 

Café

Sim, para a maioria dos universitários a cafeína é a grande aliada em época de estudo! As suas qualidades são inegáveis: deixa-te alerta e desperto, com aquela energia extra! Mas quando consumida em excesso, pode originar sinais de ansiedade e stress exagerado.

 

Vitamina-te!

Parece que os legumes, a fruta e outras leguminosas fazem mesmo bem ao cérebro!

Se não és fã deste tipo de alimentos, vai-te habituando: as vitaminas (pdf) são fundamentais para uma boa capacidade de memória e concentração!

 

 

E tu, tens mais e melhores dicas?! Então do que é que estás à espera partilhar com o mundo?!

 

Para teres acesso ao melhor plano de ataque aos exames vais ter mesmo de ler a newsletter da Rede! Se ainda não recebes, trata já do assunto!

 

Fontes: http://www.dgs.pt/upload/membro.id/ficheiros/i008723.pdf

*Imagem: http://goo.gl/0ZSC2