Ataque aos exames…só com as dicas do Burro!

Fiéis seguidores,

Como sempre, fala-vos o vosso guru, mago, conselheiro espiritual…ou se preferirem, podem apenas tratar-me por Burro! Desta vez, dirijo-me a vós para falar da época que se avizinha, desconhecida para alguns, mas temida por muitos!

Sim, já adivinharam: não tarda nada estão aí os exames! Com verdade, para muitos de vocês já agora é tempo de enfrentarem as tão temidas frequências, testes e apresentações de trabalhos, projectos, relatórios e outros que tais!

Mas na batalha travada entre nós e os nossos respectivos cérebros são muitos os obstáculos e agravantes que se vão atravessar no caminho!

Eu próprio, Burro da Rede, já aqui mencionei como as festanças académicas das últimas semanas podem ser um inimigo para o rendimento no estudo. Entre Verão, sol, calor, cansaço do ano que já passou, cervejinhas, praia…entre outros, quem paga é o estudo!

Eu, como Burro que sou, acho que não é tarde, nem é cedo! O ataque ao estudo deve ser feito já, ou pelo menos, preparar a abertura oficial da época com alguns truques, para sucesso garantido!

Toda a gente sabe: com o Burro da Rede não falta nada! Por isso, é checar já algumas dicas de estudo neste Verão:

•    Fundamental é organizar os horários de acordo com a necessidade de estudar! Nenhum de nós é propriamente o Super-Homem e ainda é humanamente impossível estar em dois sítios ao mesmo tempo! Por isso, não há alternativa: temos que abdicar de algum programa ou saída para ficar a estudar.

•    Depois é preciso criar um ambiente de estudo à maneira! Respirar fundo, relaxar, queimar um incenso…arranjar uma cadeira e mesa confortáveis e escolher o local de estudo perfeito! Para muitos, o isolamento entre quatro paredes do quarto é o ideal, mas para outros o local de estudo perfeito pode até ser na rua, com algum ruído e mais movimento à mistura.

•    Organizar a estratégia de estudo. É bem possível que, no mesmo período de tempo, haja necessidade de estudar mais do que uma matéria diferente. Mas cuidado: a constante troca de temas de estudo não é benéfica para a memória, nem para o raciocínio.

•    Também há boas notícias: não é produtivo ficar longos períodos de tempo a estudar sem fazer pausas regulares. Por isso, alegria que as pausas são permitidas! E mais: depois de cada sessão de estudo, é impensável ir directamente para a cama. O cérebro precisa que haja alguma descontracção antes de uma noite (ou meia-noite) de sono!

•    Para memorizar são várias as técnicas ao dispor: a mais conhecida é talvez “apregoar” ao desconhecido aquilo que se quer que fique no cérebro! Mas, para outros, a repetição escrita também pode ser muito eficaz.

Mas dicas de estudo há muitas e o teu Burro não se fica por aqui! Por isso fiquem atentos aos próximos episódios desta saga dos exames! Tudo o que se passa no mundo académico – mas só a parte divertida (!) – está no Facebook da Rede!

Entretanto, para saber tudo o que passa na Rede em primeiríssima mão é mesmo importante ler a newsletter da Rede. Se há por aí alguém que ainda não faz parte da “guest list” da Rede, é favor tratar do assunto e passar a ser um verdadeiro VIP.