As 15 coisas que não deves MESMO levar para a Universidade!

A ida para a Universidade é feita de escolhas e desafios… entre eles esta importante decisão sobre o que levar (ou não) para a tua nova cidade académica!

 

Ir para a Universidade significa, para muitos caloiros, sair da casa dos papás e viver uma aventura a sós… ou pelo menos longe da terrinha, da família e dos amigos de sempre.

 

O que significa também que não convém levares todos os objectos que acumulaste ao longo de 18 anos da tua vida… para o teu novo quarto de dormitório ou para a casa que vais partilhar com amigos ou desconhecidos!

 

Mas quando começas a pensar o que vais precisar de ter contigo nesta nova fase… começas a panicar!!

 

Imagem: goo.gl/LLSSMD

 

Se quiseres levar a tralha toda atrás e ficar sem espaço para te mexeres, é contigo. Aqui na Rede só damos as melhores dicas do que NÃO deves MESMO levar, por motivos muito válidos. Para o caso de quereres seguir:

 

1. peluches

Imagem: goo.gl/ayAYJW

Por muito que adores aquele peluche da infância que sempre esteve ao teu lado em todas as situações… se calhar vais querer pensar duas vezes em levá-lo para a tua cidade académica. Pelo menos porque podes ser gozado/a por ainda dormires com um boneco… just saying!

 

2. televisor

Imagem: goo.gl/kNnxkq

Claro que é algo que podes ver com o teu senhorio ou colega de quarto/casa se vale ou não a pena levar tendo em conta o que a casa oferece em termos de canais por cabo. Mas pensa connosco: será que vais ver assim tanta televisão enquanto estás em casa? Jogos de futebol é no café com os amigos, séries é no computador, o sofá é para dormir… hmmm!

 

3. animais de estimação

Imagem: goo.gl/zmEeM1

São uns fofinhos e apetece levá-los na mala, só que depois também são uns chatos a pedir a nossa atenção… e fogem de casa, e pedem comida muito específica e não gostam de todos os teus amigos. Queres pensar outra vez? Não é melhor mantê-los à guarda dos teus pais enquanto vives a boa vida e gastas as tuas poucas moedinhas no que interessa?

 

4. colecção de livros

Imagem: goo.gl/s3bVck

Até podes gostar muito de ler (o que desde já duvidamos) e levar alguns livros para a tua nova casa é mais que razoável. Agora… levar a tua estante toda atrás? Achas mesmo que vais ter tempo de ler alguma coisa para além das milhares de páginas de matéria da faculdade? Hmmmm… boa sorte com isso! A não ser que sejas um mágico, também não vai ser fácil levar isso tudo para a tua nova cidade!

 

5. utensílios de cozinha

Imagem: goo.gl/XZ9vzQ

Na altura parece-te bem levar todo o tipo de utensílios para a tua nova cozinha: tachos, colheres de pau, tigelas variadas, muitos pratos e copos para jantares de amigos… A cena é: achas que vais dedicar assim tanto tempo à cozinha? Achas MESMO que vais passar a vida a cozinhar na Universidade?

 

6. todas as tuas roupas

Imagem: goo.gl/0T1fjn

Claro que convém levares umas mudas de roupa até poderes dar à tua mãe para lavar quando voltares à terrinha… mas levar a roupa toda que tens no roupeiro, só porque tens medo de não saber o que vestir ou queres ter o máximo de combinações possível? Epá… na Universidade só vais querer não andar nu(a) na rua, acredita. O resto é acessório… e não há espaço para o acessório no teu roupeiro minúsculo da residência!

 

7. mobília em excesso

imagem: goo.gl/HZJHov

Vê se entendes uma coisa: não há espaço! Para quê andares para trás e para a frente com estantes e sofás e camas de tamanho gigante se na verdade não vais conseguir mexer-te dentro do teu novo quarto? Esquece o conforto da casa dos pais… se for preciso até dormes no sofá!

 

8. lembranças do secundário

Imagem: goo.gl/iH2sOG

Vais ter de mostrar que és o/a maior de outra forma… que levar os prémios todos que ganhaste por assiduidade ou boas notas no Secundário não vai dar. nem cabe na tua mala nem na tua nova casa. Nem serve de muito… na Universidade todos são os melhores alunos das suas escolas e todos t±êm prémios para exibir. Portanto vais ter de te destacar de outras formas!

 

10. duplicados

Imagem: goo.gl/DTjUx6

Se o teu colega de casa/quarto vai levar, se calhar não vale a pena que tu leves também, não te parece? Tipo uma televisão, ou uma panela, ou uma mesa para a sala… combinem primeiro quem leva, antes que levem os dois e depois não haja espaço para respirarem!

 

11. coisas muito caras

Imagem: goo.gl/zboR0K

Não vale a pena levares objectos muito caros para a tua nova casa, nem roupa que tenhas comprado num acesso de amor da tua mãe… até porque só não vais perder a cabeça por estar agarrada ao teu corpo. Há sempre o risco de as coisas se perderem, partirem, serem roubadas… e a casa dos teus pais sempre é um esconderijo melhor para elas!

 

12. carro

Imagem: goo.gl/fkbZwf

A não ser que a tua faculdade seja meeeeesmo longe do sítio onde moras, ou tenha imenso estacionamento à borla, ou que vás com mais colegas para as aulas e dividas os custos… levar carro para a tua nova cidade académica vai ser um pesadelo. Primeiro pelos custos, depois porque mal vais usar a viatura… não convém que vás beber e sair à noite de carro atrás! E estudante que é estudante é pobre… vai de transportes ou à pata!

 

13. impressora

Imagem: goo.gl/JxlEIm

De certeza que a tua faculdade tem uma impressora ou que existe um centro de cópias perto do campus que faz este trabalho por ti. Se tiveres uma impressora em casam o máximo que vai acontecer é usares até ao fim dos tinteiros… onde é que há dinheiro para andar sempre a substituí-los? Para além de que podes abdicar desde desperdício de dinheiro e papel e… encontrar os livros na biblioteca!

 

14. máquinas de ginásio

Imagem: goo.gl/GoiY9J

Esta é para rir. Achas mesmo que vais fazer exercício físico a sério em tempo de aulas? O exercício máximo vai ser ires a pé para a faculdade e saíres à noite de saltos altos. Esquece as máquinas ou os acessórios de ginásio e musculação, nem tens espaço para eles. Podes tentar antes inscrever-te num ginásio… mas, novamente, boa sorte com isso!

 

15. os teus amigos

Imagem: goo.gl/3Kq0fC

É que não vai dar mesmo, e vais ter de arranjar uns novos. Claro que estamos a brincar, mas é algo que te vai custar deixar para trás na ida para a Universidade. Felizmente há redes sociais, telefones e idas à terrinha para que possam sempre estar em contacto e manter a amizade. Quanto às novas amizades também é verdade: vão ser tantos que nem consegues contá-los. Mesmo que só dure a primeira semana de ‘aulas’!