Bem-vindo a Milão! Oh Bella Ciao, Bella Ciao…

Com o semestre a avançar está na altura de planear uma escapadinha de Primavera ou uma aventura de Verão! Se calhar nunca tinhas pensado nisso, mas porque não ir até Milão?

 

Para além de ser uma cidade super cosmopolita, vais poder provar a fantástica gastronomia Italiana! Só precisas de ter cuidado para não ganhares barriguinha 🍕🍝…

 

Fonte: Shutterstock

 

E porque apostamos que andas viciado em La Casa de Papel 💵💵, vais poder desenvolver o teu italiano e entender a letra toda da música Bella Ciao (🎶Una mattina mi sono svegliato…🎶)!

 

Por isso, se já estás com água na boca e queres ver se é mesmo verdade que os italianos falam com as mãos 👌, vem daí e descobre as nossas sugestões: 🛫🇮🇹

 

Para Visitar:

• Duomo e Galerias Vittorio Emmanuele: É impossível pensar em Milão e não pensar nestes dois marcos da cidade!

 

O Duomo, cuja construção começou em 1386 e demorou mais de 400 anos, é a terceira maior catedral do mundo. Podes ver só do lado de fora ou também podes entrar e visitar não só o interior da catedral, mas também as catacumbas e o telhado! ⛪️

 

Fonte: Jordan Pulmano/Unsplash

 

Já as galerias Vittorio Emmanuelle são consideradas um dos primeiros centros comerciais do mundo. Nesta verdadeira jóia da arquitetura, vais encontrar as lojas mais exclusivas do mundo, em que o comum dos mortais jamais sonharia fazer compras! Existe ainda uma superstição em que, para ter sorte, deves rodar o teu calcanhar sobre os testículos do touro que está gravado em mosaico no centro da galeria! 😂😂 Não custa nada experimentar! 🛍

 

• Quadrilátero da Moda: Mesmo que não vás viajar com a carteira recheada, não custa nada ver as montras e passear pelas ruas deste bairro, conhecido por ter lojas de marcas como Armani, Gucci, Rolex, Hermès e Prada!

 

 

• Bairro de Brera: Quando quiseres afastar-te um pouco do centro e sair do meio dos milhares de turistas (sobretudo asiáticos) que visitam a cidade, aproveita e vai até Brera! Neste bairro, considerado o coração artístico da cidade e uma zona cada vez mais in reina um espírito boémio indescritível. Para além das muitas esplanadas 🍺 onde te podes sentar, aproveita para visitar a Pinacoteca de Brera, onde encontrarás centenas de quadros de pintores famosos como Caravaggio, Raphael e Rubens. 🖼🎨

 

• Porta Nuova: Se gostas de arquitetura, não podes deixar de passar por esta parte da cidade, onde encontrarás a famosa Floresta Vertical, duas torres residenciais com vegetação e árvores na sua fachada. 🌿🍃

 

Fonte: Lian Jonkman/Unsplash

 

• Castelo Sforzesco e Parque Sempione: Construído no século XV, o castelo é um dos vários ex-libris da cidade 🏰. Originariamente construído para ser uma fortaleza, o edifício foi transformado na corte dos senhores de Milão e hoje é um lugar onde reina a cultura. Com vários museus no seu interior, o castelo é rodeado pelo maior jardim da cidade, o parque Sempione, onde poderás deitar-te na relva e aproveitar o tempo ameno da Primavera!

 

Fonte: Wikipedia

 

Para fazer:
• Comer, Comer e Comer mais!: Massas 🍝, Pizzas 🍕, Gnochi 🥔, Gelados 🍦, Foccacias, Risotto, Carpaccio,… A lista de iguarias italianas não acaba e nada melhor que estar no país de origem para provar tudo aquilo a que tens direito. Não caias na tentação de ir ao McDonalds e procura o sítio ideal para almoçar/jantar. Mesmo que não leves a carteira recheada, numa visita ao supermercado 🛒 já consegues saborear um pouco da gastronomia!

 

 

• Ir a um aperitivo: Sim, comer outra vez! Milão é famosa pela rotina do Aperitivo – Por 10€ ou menos vais ter buffet aberto 🧀🍕🥔🥘🥗🥞 de vários pratos e ainda um cocktail. O melhor sítio para experimentar este programa é na zona de Navigli, onde te podemos recomendar o restaurante Maya!

 

Seleção de pratos no aperitivo Maya | Fonte: Maya Milano

 

• Compras: É impossível resistir ao espírito consumista quando visitamos Milão. Mesmo que o teu orçamento não te permita fazer compras nas marcas mais sofisticadas do mundo, existem mil e uma lojas onde poderás gastar algum dinheiro naquela peça de roupa pela qual te apaixonaste! 🛍 Vais sentir-te uma pessoa diferente, cheia de estilo, a fazer compras na capital da moda! Mesmo que seja na Zara! 😅

 

Seleção de pratos no aperitivo Maya | Fonte: Milano Mice News

 

• Ver um jogo ou visitar o Estádio San Siro: Se és adepto de futebol ⚽️ e até te identificas com o A. C. Milan ou com o Inter de Milão, porque não ver se há algum jogo ao qual podes assistir neste estádio, que é partilhado pelos dois clubes? Se preferires, podes só fazer uma visita guiada, onde poderás passar pelos corredores e balneários percorridos por jogadores mundialmente famosos, como o nosso André Silva! 💪

 

Fonte: Wikipedia

 

• Relaxar num dos muitos jardins da cidade: Já aqui falámos do Parque Sempione, mas a verdade é que a cidade está repleta de espaços verdes onde podes fazer uma pausa para almoço ou, simplesmente, dormir uma sesta! Por isso, quando te começarem a doer as pernas, procura o jardim mais próximo e recupera o fôlego para o resto do dia!

 

 

Para sair:

Le Banque: Aos sábados é a noite de Erasmus neste espaço perto do Duomo, que tem dois pisos e onde vais poder dançar junto com pessoal de todo o mundo! 🕺💃

 

Old Fashion: Com noites dedicadas a festas universitárias, esta é mais uma opção para curtir ao máximo a tua viagem! Ainda não dissémos isto, mas atenção, em Itália a “noite” começa relativamente cedo, portanto, se queres ter os melhores preços tens que estar à porta das discotecas antes das 22h30!

 

Fonte: Xceed

 

• A discoteca Gattopardo também tem uma noite dedicada aos estudantes universitários, normalmente às terças-feiras. Apesar disso, este espaço é mais requintado, com preços mais altos, justificados pelos excelentes espetáculos que produzem 🎉👯‍♀️ e pela crowd mais trendy que ali pára!

 

Volt é uma discoteca para quem gosta de deixar de lado a roupa fancy quando sai à noite. Se o que queres mesmo é diversão ao som da melhor música de dança contemporânea, então já sabes onde tens que ir!

 

 

Finalmente, se quiseres tentar parecer italiano podes sempre falar a abanar as mãos 👐👌🤚, mas sugerimos que aprendas, pelo menos, o básico:

 

Ciao: Apesar de ser parecido com Xau, esta palavra é usada tanto para dizer “Olá” como “Adeus”
Grazie: Obrigado/a
Per favuore/Prego: Por favor / De nada
Allora: Bem… – Esta é mais difícil de traduzir, mas temos a certeza que chegas lá!

 

De que estás à espera? Se te quiseres sentir o rei da moda ou gostares da cultura italiana, marca já a viagem com os teus amigos e vai até à passadeira vermelha ao ar livre que é a cidade de Milão!

 

Se já foste a Milão ou queres descobrir outros destinos, visita as nossas recomendações para Madrid e Amsterdão!