As 15 receitas para fazeres quando estás FALIDO!

Já vamos a meio do mês e sabemos que é sempre aquela altura complicada em que estás…

 

 

Outras dicas de cozinha:

 

Pois é… o estudante é pobre, nem sempre vive em casa dos papás que lhe fazem a comidinha toda (a não ser quando vai a casa e traz uma reserva para o mês inteiro!) e muitas vezes tem de se desenrascar sozinho na cozinha…  com pouco dinheiro!

 

O pior é quando chegas a meio do mês e já nem tens dinheiro para sair à noite, quanto mais para tomar o pequeno-almoço, almoçar, lanchar e jantar!

 

Por isso, sempre a pensar em ti, a tua Rede foi à procura de refeições e receitas simples – e BARATAS! – para que não deixes de te alimentar (de forma minimamente saudável…) quando a carteira fica mais leve.

 

1. Cereais com leite

Imagem: http://goo.gl/dkWoiR

 

É um clássico para os pequenos-almoços… e ainda mais para quando a fome aperta e tens o frigorífico vazio. Se não houver mais nada, pegas nos cereais, despejas numa taça e metes leite por cima… yummy! Garantimos que enche e alimenta!

 

2. Delícias do mar com queijo

Imagem: http://goo.gl/wwxyiU

 

É mais um petisco que uma receita… e não é saudável nem alimenta, mas é absolutamente delicioso!! Quem diria que as delícias do mar ficavam bem com queijo?

 

Basta deitares queijo ralado ou partido em bocados por cima das delícias e pores no microondas durante alguns segundos… E a magia acontece!

 

A verdade é que podes juntar as delícias do mar a qualquer massa, arroz ou peixe, ou usá-las para patés – são baratas e dão sabor a qualquer comida! Até podes fazer mini sandes deste nosso petisco. Experimenta a dica e vê lá se não te derretes todo/a. Palavra da Rede!

 

3. Bruschettas (tradicionais ou inventadas)

Imagem: http://goo.gl/IeJzDP

 

Basicamente é pão, no forno, com tudo o que quiseres pôr – mas dizemos já que fica óptimo com tomate, queijo e orégãos! A cebola e o alho ficam a teu gosto e podes colocar também todo o tipo de legumes e gordices que encontrares lá por casa.

 

Não há regras no que diz respeito ao pão, mas se comprares uma baguete até dá para partilhares este petisco com os teus colegas de casa!

 

Uma receita que podes utilizar.

 

4. Massa/noodles com cenas

 

É a que pode ser chamada de “massa universo” – porque nela podes pôr, mais uma vez, tudo o que encontrares perdido no frigorífico (e que ainda esteja dentro do prazo de validade!).

 

Podes fazer uma massa carbonara, a tradicional massa com atum, juntar legumes ou apenas derreter um ovo estrelado por cima da massa (não parece maravilhoso?)…

 

Outra hipótese é comeres a massa sem nada, se estiveres meeeeeesmo falido (junta-lhe só um bocadinho de margarina no final)!

 

5. Soufflé de Queijo

 

Tem um nome pomposo e o resultado final é delicioso! Com poucos ingredientes e muito poucas moedas consegues fazer um prato diferente e super saboroso!

 

O que é que tens de fazer? Fica aqui a receita.

 

6. Carne picada

Imagem: http://goo.gl/hBRVbL

 

Compras uma quantidade enorme de carne picada e dura-te imenso tempo! Podes congelar uma parte e usar só a que precisas, ou, à maluca, experimentas logo uma série de receitas baratas, como fazer esparguete à bolonhesa, um belo rolo de carne ou almôndegas!

 

Podes explorar à vontade as receitas de carne picada… faz um refogado e junta-lhe o que quiseres, com o acompanhamento que mais gostares. A massa ou o arroz ficam sempre bem!

 

7. Omelete de cogumelos

Imagem: http://goo.gl/rMSsDo

 

As omeletes são a salvação de qualquer pessoa, em qualquer situação de desespero! Junta-lhes qualquer coisinha (ou come só os ovos!) e ficam deliciosas.

 

A nossa sugestão é que compres aqueles cogumelos em lata e que juntes à omelete… há muitas receitas: se tiveres presunto, podes fazer esta; se não, faz esta!

 

Também ficam óptimas só com queijo e fiambre – é experimentar!

 

8. Qualquer coisa “à braz” (ou “à brás”)

Imagem: http://goo.gl/LGFzN2

 

Não especificámos nada porque, verdade seja dita… tudo fica maravilhoso “à braz”! É daquelas coisas simples e baratas de fazer – e que duram uma eternidade se quiseres poupar comida!

 

Temos algumas ideias para ti, que tens pouca coisa em casa e pouco dinheiro no bolso: atum à braz (recorremos sempre ao atum, não é?); salsichas à braz (aquelas de lata!)…

 

alho francês à braz (opção para os vegetarianos) ou quaisquer legumes à braz (podes usar menos legumes, fica bom na mesma!); ou ainda o tradicional frango à braz, também óptimo!

 

9. Caril de frango

Imagem: http://goo.gl/HNgB2B

 

Comer barato e com aquele saborzinho das Índias… é de chorar por mais! Pois é, esta ideia de pegar em pernas, coxas ou até bifes de frango e cozinhar com caril sai sempre bem. Experimenta esta receita!

 

Encontrámos também esta experiência de uma estudante universitária que te mostra, passo a passo, uma outra receita de coxas de frango com caril. Nunca falha!

 

10. Pizza de courgette

Imagem: http://goo.gl/EZHCmC

 

Encomendar uma pizza por telefone também pode ser uma solução, mas se quiseres algo mais acessível, saudável e diferente… sabias que podes fazer uma pizza sem pão, com base feita de courgette?

 

Cortas às rodelas, juntas queijo, tomate, oregãos e mais o que quiseres e metes no forno. A beringela pode juntar-se à festa, como nesta receita, tal como as salsichas, o frango e outros legumes. Fica perfeito!

 

Outra opção é retirares o interior da courgette e recheares com todos estes ingredientes, para ficar como na imagem. Não ia agora uma?

 

11. Legumes salteados

Imagem: http://goo.gl/RL5GSG

 

Nada mais simples que comprar legumes da época – ou mesmo as embalagens de legumes congelados! – e salteá-los na frigideira. Podem servir de acompanhamento para qualquer carne ou peixe, ou podes comê-los com arroz ou massa, por exemplo. Outra boa opção é o cuscuz!

 

Uma receita ainda mais simples, em que só tens de te preocupar com o tempero.

 

12. Bife com puré

Imagem: http://goo.gl/jHZhnD

 

Não há grande receita para esta ideia simples de comer carne com puré, mas fica a nossa sugestão – para fugires ao arroz e à massa e ires variando!

 

O puré é simples, podes comprar já feito, congelado ou em pó, em qualquer supermercado. O bife também não tem nada que saber. É gastares pouco e juntares o que quiseres mais a este pitéu – e está feito!

 

13. Arroz de peixe

Imagem: http://goo.gl/jjSYGc

 

Mais uma vez, o simples ganha por ser barato. Arroz, mais aqueles medalhões de peixe que se compram congelados, por exemplo, mais um resto de delícias do mar que tenhas lá por casa… nada melhor! Podes experimentar esta receita muito simples!

 

Outra receita bem boa que podes fazer é… arroz de tomate com filetes panados! Um arroz de peixe diferente, muito saboroso e igualmente em conta. Toma lá!

 

14. Saladas

Imagem: http://goo.gl/OgsjYP

 

Aqui as opções são infinitas. Da salada russa com batata a saladas frias ou quentes com frango, atum, milho, massa, frutas e tudo o que tiveres em casa que se possa acrescentar.

 

Quem diz salada também diz uma bela alface com outras coisas, sem carnes e peixes e sem grandes hidratos de carbono. Fica ao teu critério – e ao da tua carteira!

 

15. Fondue de chocolate

Imagem: http://goo.gl/8FJbkG

 

Ninguém resiste a um pequeno mas grandioso fondue de chocolate com fruta da época.

 

É tão simples como descascar e partir a fruta aos bocados, derreter chocolate culinário com um pouco de leite no microondas e aproveitar! Mas se precisares de uma receita (ligeiramente mais complexa), tens aqui!

 

Já estás a salivar?

 

Imagem: http://goo.gl/GdHIcn

 

Depois conta-nos se usaste as dicas da Rede, no site e no Facebook!

 

Imagem destaque: http://goo.gl/EDkoaG