Os melhores espaços para estudar na tua cidade! Descobre o espaço ideal para dar tudo no estudo!

Com a época de exames a chegar sabemos que já estás a desesperar para encontrar o spot perfeito para memorizar estudar as várias toneladas de matéria que tens de todas as cadeiras!

 

Por isso, e para aqueles que não se conseguem concentrar em casa, fomos à procura dos melhores espaços para estudar: bibliotecas, esplanadas, centros comerciais, cafés,… De certeza que vais encontrar o espaço perfeito para #dartudo nesta fase derradeira!

 

Imagem: GIPHY

 

Afinal, já está mais que na altura de começares a pensar em estudar qualquer coisita… nem que seja na véspera do exame! Se tiveres boas sugestões ajuda-nos a completar esta lista e manda-nos as tuas dicas através do nosso Facebook!

 

 

 

Lisboa

 

Fonte: Miguel Manso

Caleidoscópio (Campo Grande)
Aberto 24h por dia, 7 dias por semana, o Caleidoscópio dispõe duma sala de estudo com 175 lugares, rede wi-fi Eduroam e equipamentos de impressão. Sabemos que vai ser difícil encontrar lugar para estudar, mas se fores daquelas pessoas que começam a estudar com as galinhas ou com as corujas, vale a pena tentar!

 
 

Fonte: Casa do Lago

Casa do Lago(Campo Grande)
Se o Caleidoscópio estiver muito cheio e o tempo estiver a teu favor, aproveita a esplanada da Casa do Lago, ali mesmo ao lado! Neste espaço vais poder concentrar-te durante umas horas e petiscar uma refeição ligeira! Com sorte ainda aproveitas e consegues ganhar aquele bronzeado de camionista estudante!

 
 

Fonte: IST

Pavilhão de Civil do Técnico (Alameda)
No Pavilão de Civil do IST (Alameda) vais poder encontrar mais um espaço disponível 24h por dia! Qualquer estudante do Ensino Superior pode utilizar as salas, ideais para estudo individual ou para fazer aqueles trabalhos de grupo!

 
 
 
 

Fonte: José Caria | Visão

Biblioteca Palácio Galveias
Mesmo ao lado do Campo Pequeno vais encontrar uma biblioteca municipal com tudo o que precisas para dares o máximo: Salas com tomadas e wi-fi, um jardim para relaxar ou ler aqueles textos enooormes e uma localização central, perto do metro, do Técnico, da Cidade Universitária, etc. No ano passado, durante a época de exames, houve espaços abertos até às 24h. Talvez este ano se repita :)
 
 

Centro Comercial Spacio

Fonte: Centro Comercial Spacio

Centro Comercial Spacio (Olivais)
Se és daqueles que gostam de estudar em centros comerciais, vais ter que visitar o Spacio, nos Olivais (com metro muito perto). Para além de ter um espaço ao ar livre, vais poder matar a fome e visitar as tuas lojas preferidas nas tuas merecidas pausas no estudo!

 
 

Fonte: Picoas Plaza

Picoas Plaza
Continuando na onda dos centros comerciais, sugerimos também o Picoas Plaza onde, fora do horário de almoço, irás encontrar uma esplanada quase à tua disposição, com direito a Wi-fi gratuito! Para além disto, a localização do centro comercial é super central e caso precises de algum livro podes sempre ir até à Bertrand!

 
 

Fonte: Fundação Calouste Gulbenkian

Fundação Calouste Gulbenkian
Na Fundação Calouste Gulbenkian vais poder encontrar, para além dos magníficos jardins que convidam a uma leitura atenta daqueles apontamentos interessantes, três esplanadas que convidam a um café ou a um refresco naqueles dias de maior calor! Se nenhum destes espaços for adequado para ti podes ainda ir para a biblioteca, onde tens pontos de energia para ligar o teu PC!

 
 

Fonte: CCB

CCB – Centro Cultural de Belém
O CCB dispõe de uma sala de leitura, que apesar de apenas contar com 40 lugares, convida à concentração e ao silêncio. Se a meteorologia estiver do teu lado podes sempre aproveitar e ir para a esplanada apreciar a envolvente, estudar e trabalhar um bocado para o bronze!

 
 

Fonte: Pinterest

Starbucks
Para os apaixonados do café (e do lifestyle) é imprescindível passar umas horas a estudar num dos espaços Starbucks existentes em Lisboa: Os cafés do Chiado, Rossio, São Sebastião e Belém estão abertos, pelo menos, até às 23h e já sabes que poderás contar com Wi-fi gratuito e, com sorte, ponto de energia!

 
 

Fonte: Portas do Sol

Esplanada das Portas do Sol (Bar/Café)
Se não te consegues concentrar em sítios fechados e precisas mesmo de ter aquela vista para dar o máximo, então de certeza que vais querer passar um dia de estudo nesta esplanada com uma das melhores vistas de Lisboa. Para além daquela foto para o insta, vais poder petiscar ao longo do dia e, quem sabe, acabar a tarde a apreciar o pôr-do-sol depois de um dia de estudo super produtivo!

 
 

Fonte: pois,café

pois,café
A nossa última sugestão é um sítio com uma vibe diferente. Localizado em Alfama, parece uma sala de estar, mas é um café com sofás que convida a umas horas de concentração total. Com opções saborosas para matar a fome, é inevitável que dezenas de turistas passem pelo espaço, o que te poderá transportar para lugares distantes e pensar que, também tu, terás férias daqui a poucas semanas!

 

Outras sugestões em Lisboa:

 

Biblioteca de Belém
Biblioteca Camões
Biblioteca Coruchéus
Biblioteca FCT-UNL
Biblioteca da FDUNL
Biblioteca da FLUL
Biblioteca do ISCTE-IUL
Biblioteca Nacional
Biblioteca Nova Medical School/FCM
Biblioteca-Museu República e Resistência/ Espaço Cidade Universitária
Biblioteca Telheiras
Cinemateca
Ler Devagar (LX Factory)
Salas de estudo da Faculdade de Ciências
Padaria Portuguesa (vários locais)

 
 

Porto

 

Fonte: FAP

Pólo Zero (Clérigos)
Inaugurado em 2016, este espaço é dinamizado pela FAP para usufruto de todos os estudantes. Com um horário alargado, entre as 10h e a meia-noite, poderás estudar no coração da cidade do Porto, com todas as condições que necessitas para decorar aqueles slides infinitos… Como só tem capacidade para 60 pessoas, recomendamos que chegues cedo para assegurar lugar e aproveitar melhor o dia!

 
 

Fonte: Facebook E-Learning Café

E-Learning Café Asprela
Entre a Faculdade de Medicina Dentária e a Faculdade de Psicologia, o E-learning café é o espaço preferido de muitos universitários para estudar noite dentro: normalmente, durante a época de exames o espaço fica sempre aberto até de madrugada! Para além de ficar mesmo em frente ao metro do Pólo Universitário, existem alguns cafés mesmo em frente onde podes fazer a merecida “pausa”!

 

Fonte: Biblioteca da FMUP

Biblioteca da FMUP
A nova biblioteca da FMUP foi inaugurada em 2012 e conta com 400 lugares sentados. Mesmo que não estejas a estudar Medicina podes utilizar as instalações e dedicar-te ao estudo pela tarde fora,… até às 19h45. Ao menos, se estudares no Pólo do São João/Asprela é sempre uma oportunidade de ver caras diferentes sem teres que ir para o centro da cidade!

 

Fonte: ISEP

Salas de estudo e Biblioteca do ISEP
A AEISEP disponibiliza salas de estudo abertas 24h para que possas queimar pestanas ininterruptamente! Em alternativa, podes sempre ir até às salas de estudo da biblioteca que, no entanto, só estão disponíveis entre as 09h e as 22h.
 
 
 
 

Fonte: CMPorto

Biblioteca Municipal Almeida Garrett
Localizada nos jardins do Palácio de Cristal esta biblioteca está aberta até às 18h de segunda a sábado. É o sítio perfeito para quem gosta de estudar em silêncio mas não dispensa uma esplanada para fazer uma pausa! No final do dia ainda podes dar um passeio pelos jardins e dar um salto até ao jardim das virtudes para apreciar o pôr-do-sol!
 

Fonte: Facebook Café Piolho

Piolho
Para além de ser o sítio predileto dos estudantes para sair à noite, nesta zona também vais poder encontrar o sítio perfeito para passar uma tarde de estudo bem produtiva. Apesar de a tradição já não ser como antes, os estudantes ainda são bem-vindos neste café para se prepararem para esta derradeira época. Com uma esplanada recentemente renovada podes até folhear os teus apontamentos enquanto contemplas os Leões da Praça de Gomes Teixeira!
 
 

Fonte: Facebook E-Learning Café

E-Learning Café do Jardim Botânico
Este espaço recente, inaugurado em 2015, serve sobretudo os alunos do pólo do Campo Alegre, mas está aberto a toda a comunidade académica. Com tudo aquilo que precisas para estudar (eletricidade, wi-fi, máquinas de vending, etc.) e um horário alargado (aberto entre as 10h e as 24h), ainda vais poder esticar as pernas e refrescar o pensamento com um passeio no jardim botânico!

 

Fonte: Facebook Praia dos Ingleses

Bar da Praia dos Ingleses
Se só te consegues concentrar numa esplanada à beira mar, então encontrámos o teu spot! Na foz do Douro vais encontrar este espaço com uma vista magnífica e onde tanto podes ficar pela esplanada ou ir para dentro do café. Agora, não te esqueças, beber finos não ajuda à concentração! Quanto muito podes pedir um ou dois ao final da tarde e relaxar depois de um dia super produtivo!

 

Outras sugestões no Porto:

 

Biblioteca da FEUP
Biblioteca da FADEUP
Biblioteca da FPCEUP
Biblioteca da FLUP
Biblioteca da FCUP
Moustache Coffee House
Rota do Chá
Café Progresso
Biblioteca Municipal do Porto
Campus S. João

 
 

Coimbra

 

Fonte: Rádio Universitária de Coimbra

Sala de Estudo da AAC
No centro da cidade de Coimbra vais encontrar um espaço construído especialmente a pensar no teu estudo: Aberta 24h por dia, a sala de estudo da AAC tem wi-fi, tomadas elétricas e as necessárias distrações nas redondezas. Localizada junto aos jardins da Associação, é o sítio perfeito para os “morcegos” que gostam de estudar madrugada dentro.

 
 

Fonte: Notícias UC

Café do Teatro Académico Gil Vicente
Se a sala de estudo estiver demasiado cheia ou barulhenta para o teu gosto, não te preocupes! Podes sempre optar por estudar na esplanada dos jardins ou, então, subir as escadas do TAGV e ocupar o teu espaço numa das mesas disponíveis. Com uma vista sobre a praça da República, vais também poder matar aquela fome ou sede com os snacks disponíveis no bar!

 
 

Fonte: Universidade de Coimbra

Biblioteca das Ciências da Saúde da UC
Com um horário alargado durante a época de exames (das 8h às 4h!), esta biblioteca no Pólo 3, junto às faculdades de Farmácia e Medicina, está pronta para te ver estudar, estudar, estudar e, eventualmente, desesperar! Para além do espaço de estudo individual, a biblioteca conta ainda com salas para estudares ou fazeres trabalhos em grupo!
 
 

Fonte: Fórum Coimbra

Fórum Coimbra
Se gostas de estudar com algum barulho de fundo, então o Fórum Coimbra pode ser o sítio certo para queimar pestanas! Com uma vista deslumbrante sobre a cidade de Coimbra e duas esplanadas onde vais poder bronzear-te enquanto estudas, apenas terás que te preocupar em ter bateria suficiente no teu portátil, uma vez que a quantidade de tomadas elétricas é limitada! Melhor que isto? Só aquele gelado que vais devorar a meio da tarde como recompensa pelo estudo árduo!

 

Fonte: Notícias UC

Salas de Estudo do Pólo II
Em altura de exames o Pólo II costuma ser uma boa alternativa para quem gosta de estudar noite dentro. Com várias salas e espaços disponíveis 24h por dia, apenas tens que garantir que tens um cartão de acesso válido (ou um amigo na FCTUC!). A lista dos espaços e horários pode ser consultada aqui!

 

Outras sugestões em Coimbra:

 

Biblioteca geral da UC
Biblioteca Municipal de Coimbra
Biblioteca da FEUC
Biblioteca do Departamento de Matemática
Café Couraça
Alma Shopping
Instituto Justiça e Paz
Café Santa Cruz

 
 

Aveiro

 

Fonte: Miguel Lacerda

Complexo Pedagógico da Universidade de Aveiro
Neste espaço, localizado no coração do campus da UA, vais poder estudar noite dentro, uma vez que o horário de funcionamento é alargado durante a época de exames. Segundo a informação do site da UA, o espaço está aberto até às 6h. Durante o dia poderás ainda fazer uma pausa no Bar do Complexo, recarregando baterias com aquela dose indispensável de cafeína!

 
 

Fonte: José Dias

Biblioteca da UA
Se gostas de estudar num ambiente silencioso e com acesso à bibliografia das tuas cadeiras “preferidas”, então a biblioteca é o teu spot! Durante a época de exames (2 a 30 de Junho) o horário alargado (9h-23h) não te vai impedir de ter uma daquelas loooongas e produtivas jornadas de estudo! Melhor que isto só os 1000 lugares de leitura disponíveis!

 
 

Fonte: Revista Indicium

Monlou
Para os fãs de espaços trendy, esta Coffee House, com os seus muffins maravilhosos pode ser a motivação certa para uma tarde de estudo produtiva! Localizada na rua Infante Dom Henrique, a uns minutos a pé da universidade, pode até ser só uma opção para quebrar a rotina casa-biblioteca-casa! Não há tantas mesas como na universidade, mas com um horário alargado (aberto até à meia noite durante a semana) de certeza que vais conseguir encontrar o teu spot!

 

Fonte: Bar do Estudante

Open Space da Casa do Estudante
No quartel geral da AAUAv também podes queimar pestanas! Os horários para esta época de exames ainda não estão confirmados, mas durante as horas normais do espaço vais poder dar o máximo, sempre com a possibilidade de fazer uma pausa no bar!

 
 
 
 

Fonte: Notícias UC

Bronze – Praia da Costa Nova
Se és daqueles que não resiste a estudar com uma vista para o mar, então dá um salto à Costa Nova e visita o Bronze, um daqueles magníficos bares de praia (ou outro qualquer, inclusive na praia da Barra)! Se calhar não vai ser o estudo mais produtivo de sempre, mas um dia não são dias! Ah, e aproveita para dar um mergulho e ganhar um bocado de cor para não chegar a Julho com falta de vitamina D!

 

Outras sugestões em Aveiro:

 

Biblioteca Municipal de Aveiro
Ria Café
Fórum Aveiro
Outros espaços de estudo da UA
Bar das Residências

 

 

Braga

 

Fonte: Universidade do Minho

Biblioteca Geral da Universidade do Minho e salas de estudo 24/7
Com a biblioteca aberta até à meia noite e várias salas de estudo 24/7 (108 lugares), tens tudo o que é preciso para só voltar a casa depois da época de exames (só falta mesmo sítio para tomar banho!). Para quem gosta de estudar com amigos e prefere ficar pelo campus da Universidade esta é a opção perfeita, mas em altura de exames terás que chegar cedo para garantir o teu lugar!

 
 

Fonte: Universidade do Minho

Biblioteca Prof. Joaquim Pinto Machado (Medicina)
Caso não consigas lugar numa das salas de estudo, poderás sempre ir até esta biblioteca, aberta até ás 24h em dias de semana. Nem que seja só para mudar de ares, experimenta este espaço e, quem sabe, poderás conhecer pessoas novas (sim, a época de exames também pode servir para fazer novas amizades)!

 
 

Fonte: We Braga

Colinatrum
Se só te consegues concentrar fora do ambiente da Universidade, então aproveita a desculpa e vai até ao Café Colinatrum, na rua Damião de Góis, e “desfruta” de uma amena tarde de estudo. E porque estudar dá fome, vais poder petiscar qualquer coisa, desde um gelado para combater o calor até um menu do dia para recarregar energias!

 
 

Fonte: Facebook Casinha Boutique Café

Casinha Boutique Café
Mesmo no centro da Cidade, no Largo do Paço, podes encontrar o agradável espaço da Casinha Boutique Café. Com um horário alargado (seg-sáb entre as 9h e as 23h30) vais poder perder-te naqueles textos enoooormes, só para te encontrares a comer um delicioso gelado minutos depois!
 
 
 

Outras sugestões em Braga:

 

Biblioteca de Ciências da Educação
Biblioteca de Direito da Universidade do Minho
Biblioteca Fernão Mendes Pinto
Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva
Esplanada do Bom Jesus
Shopping Braga Parque
Bar/Restaurante O Lago

 

 

Guimarães

 

Fonte: Universidade do Minho

Salas de estudo da Biblioteca Geral da Universidade do Minho
São 4 as salas de estudo disponíveis no 1º piso do edifício da Biblioteca da UMinho no Campus de Azurém (edifício 13). Com 124 lugares e abertas 24h por dia, estas salas são a opção perfeita para quem gosta de estudar com amigos e prefere ficar pelo campus da Universidade. Ainda assim, em altura de exames terás que chegar cedo ou à noite para garantir o teu lugar!

 
 

Fonte: Universidade do Minho

BPG – Biblioteca da Universidade do Minho no Campus de Azurém
Caso não consigas lugar numa das salas de estudo, podes sempre tentar a sorte na biblioteca, durante o horário de funcionamento da mesma (seg-sex | 9h-24h). Para além de um ambiente mais silencioso poderás ainda consultar a bibliografia das tuas cadeiras favoritas (sim, claro…) e ouvir o típico “xiu” de 10 em 10 minutos!

 
 

Fonte: CCVF

Café Concerto Centro Cultural Vila Flor
Perto da estação de comboios vais poder aproveitar o café do CCVF num horário alargado: a funcionar, pelo menos, até às 24h, este espaço agradável pode ter aquele mood certo para te levar ao nirvana de qualquer estudante: Concentração máxima! Se não conseguires, há sempre a opção de tomares um shot de cafeína e devorar os apontamentos como se o exame fosse já amanhã (cof cof,…)!

 
 

Outras sugestões em Guimarães:

 

Biblioteca Municipal Raúl Brandão
Sociedade Martins Sarmento
Casinha Boutique Café
Espaço Guimarães

 
 

Leiria

 

Fonte: IPL

Biblioteca José Saramago
São 530 os lugares que te esperam para que possas fazer aquilo que mais gostas: Estudar! Com um horário bastante alargado (seg-sex: 9h-23h30 | sáb: 9h-13h) vais ter muito tempo para rever toda a matéria que já estudaste durante o semestre. Mas se estudar não for o teu hobby favorito e se estás a ver a matéria pela primeira vez, não desesperes: Na biblioteca vais encontrar alguém que te ajude a superar a época de exames e, hopefully , passar a todas as cadeiras!

 
 

Fonte: IPL

Biblioteca do Campus 1
Se estudares no pólo I então a tua escolha natural será ir para a Biblioteca deste campus. Durante a época de exames o horário é alargado, sendo que a biblioteca passa a fechar às 22h, de segunda a sexta-feira.

 
 

Fonte: Jornal Região de Leiria

Esplanada do Jardim
Recentemente re-aberto, este espaço no jardim Luís de Camões é perfeito para quem gosta de estudar com algum barulho envolvente e ao ar livre. Aproveita, marca um café com amigos e fica com eles a desbravar a matéria toda até já não dar mais!

 
 

Outras sugestões em Leiria:

 

Leiria Shopping
Casulo
Praça Caffé
Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira

 
 

Covilhã

 

Fonte: Biblioteca UBI

Biblioteca Central da Universidade da Beira Interior
Com espaços disponíveis 24/7, a biblioteca central da tua universidade é o local de eleição de muitos colegas teus para queimar pestanas! Mas não desesperes, a biblioteca conta com um bar e uma esplanada com vistas deslumbrantes que, de certeza, te vão motivar a fazer aqueles resumos excelentes e tirar 20 no próximo exame (#sqn)!

 
 

Fonte: Facebook Chico Esperto

Chico Esperto
Este é daqueles espaços que está lá sempre que precisas: Se foi aqui que passaste noites de diversão com os teus amigos durante o semestre, pois bem, chegou a altura de mudar o registo! No Chico Esperto também se estuda e não há lugar a distrações. Ou se houver, que seja só ao final do dia. Ou só aquela pausa marota para jogar snooker. Ou…
 
 

Fonte: Café Bar Covilhã Jardim

Café Bar Covilhã Jardim
E quando o Verão chega à cidade neve, nada melhor que aproveitar a energia do sol e estudar numa bela esplanada! O Bar do Hotel Covilhã Jardim é uma excelente opção para abrir os livros e arruinar uma tarde em que podias, simplesmente, estar a apanhar sol no jardim… Mas pensa positivo, sempre vais ficar mais bronzead@ que os teus colegas que ficaram na biblioteca!

 
 
 

Fonte: Diretório das Beiras

Biblioteca Municipal da Covilhã
E por falar em biblioteca, se tiveres uma rotina de estudo semelhante ao horário de trabalho da função pública (das 10h às 18h30, de segunda a sexta-feira), podes sempre ir para a Biblioteca Municipal da Covilhã. Não deve estar tão cheia como as bibliotecas da Universidade e sempre é uma oportunidade para mudar de ares e estudar sem teres os teus amigos a convidarem-te para café de 10 em 10 minutos!

 

Outras sugestões na Covilhã:

 

Biblioteca da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas
Goldra
Cá Se Bica
Quiosque 2 (Jardim do Lago)

 
 

Évora

 

Fonte: Universidade de Évora

Biblioteca do Colégio do Espírito Santo
Em Évora são várias as bibliotecas disponíveis para passar um agradável dia de estudo. A do Colégio do Espírito Santo é uma das opções mais conhecidas, seja pela sua dimensão, seja pelo horário (9h-20h). Mas não desesperes, se não encontrares lugares nesta biblioteca, espreita as sugestões abaixo.

 
 
 
 
 
 
 
 

Fonte: Universidade de Évora

Biblioteca do Colégio Luís António Verney
Do outro lado da cidade tens outra biblioteca aberta durante os dias de semana até às 20h. Com tudo o que precisas para estudar, só vais precisar de motivação e força de vontade para fazer as cadeiras todas em época normal!

 
 
 

Fonte: Facebook The Bakery Lounge

The Bakery Lounge
Se tens preferência por ambientes mais cosy esta cafetaria pode ser a opção certa. Apesar de não ter capacidade para receber muitas pessoas ao mesmo tempo, é o sítio perfeito para passar uma tarde de estudo produtivo, com aquela pausa marota a meio da tarde para matar a fome com um snack delicioso!

 
 

Fonte: Tripadvisor

Bar da Unviersidade de Évora (BARUE)
Para aqueles que nem mesmo durante a época de exames deixam morrer o espírito académico, nada melhor que eleger o BARUE como o espaço ideal para queimar pestanas. Pensa positivo: vais sempre poder fazer aquela pausa para por a conversa em dia, comer um snack e, ao final da tarde, beber aquela cerveja como recompensa pelo árduo estudo!

 
 
 

Outras sugestões em Évora:

 

Biblioteca do Colégio dos Leões
Biblioteca do Colégio da Mitra
Biblioteca da Escola Superior de Enfermagem
Biblioteca Pública de Évora

 
 

Vila Real

 

Café-concerto do Teatro de Vila Real.


 
Biblioteca Municipal de Vila Real
Café Pedagogo
Café-concerto do Teatro de Vila Real
Biblioteca Central da UTAD

 
 

Faro

 

Biblioteca da UAlg – https://goo.gl/9JEX0S


 
Biblioteca Campus da Penha
Biblioteca Campus de Gambelas
Biblioteca Municipal de Faro

 
 

Viana do Castelo

 

Biblioteca e Sala de Estudo do IPVC – https://goo.gl/M1Chee


 
Biblioteca Municipal de Viana do Castelo
Biblioteca da Escola Superior de Educação – IPVC
Biblioteca da Escola Superior Agrária – IPVC
Biblioteca da Escola Superior de Tecnologia e Gestão – IPVC
Biblioteca da Escola Superior de Ciências Empresariais – IPVC

 

Outros artigos que te podem interessar sobre ESTUDO:

As 5 fases do estudo na noite antes do exame!
As 23 etapas pelas quais passas durante um exame!
As 12 dicas que vão revolucionar o teu estudo!

Fica atento/a que, durante a época de exames, vamos actualizar este artigo com novos locais que vão surgindo… e participa, dizendo-nos que outros espaços conheces fixes para estudar!