Montepio Acredita Portugal anuncia os 21 finalistas

Já estão escolhidos os 21 finalistas da 8.ª edição do Montepio Acredita Portugal, nas sete categorias a concurso!
 
Os finalistas foram selecionados na sessão de pitch que decorreu na sede da Microsoft Portugal, em Lisboa. A avaliação de cada categoria foi realizada por um painel de jurados especializado, e que tinha como fim último identificar os três melhores projetos em cada área.
 

Descobre quais são os projetos mais interessantes e que, de certeza, vão dar muito que falar!
 
Empreendedorismo Social
 
Dress a Girl Around the World Portugal: Projeto que promove a socialização e o sentimento de utilidade da população sénior residente em Portugal, através de encontros de costura inter geracionais, em que são feitos vestidos para meninas de países carenciados, levando dignidade e esperança às crianças.
 
MyPolis: Uma plataforma mobile para conectar políticos e cidadãos. As principais funcionalidades são a capacidade de referendar propostas políticas, mensagens entre cidadãos e políticos e a criação de um perfil de cidadania. Pretende ser um Tinder de ideias para estimular a participação cívica.
 
GiveToU: App que interliga voluntários, organizações sociais e Empresas. Os voluntários podem contribuir de três formas: diretamente na instituição, através de doações e transformando o seu tempo em dinheiro para as organizações sociais através de resposta a questionários, trabalhos pontuais remunerados, etc.
 
 
Educação
 
Explica-me: Plataforma rápida e de utilização intuitiva que estabelece o contacto entre pais e alunos que procuram um explicador e, por outro lado, explicadores e centros de explicação que pretendem dar a conhecer os seus serviços.
 
Education Zone: Empresa dedicada ao desenvolvimento de novos produtos/conteúdos (objetos+apps+formatos web) e atividades na área da educação que sejam transversais a várias áreas do conhecimento, a vários escalões etários e também para crianças e jovens com necessidades educativas especiais.
 
City Check: Jogos interativos com base na localização, que fornecem conteúdo pedagógico e informativo sobre o local que as famílias estão a visitar.
 

Novos Produtos
 
Be Healthy – Sal Verde: Produção controlada e a comercialização de Salicórnia fresca, ou Sal Verde, o ano inteiro, dado ser um processo industrializável que carece de um tipo de produção de planta desinfetada em condições controladas (temperatura e luminosidade) e otimização de nutrientes, possibilitando um maior acesso.
 
UPA Kids: Mobiliário evolutivo e sustentável que cresce com as crianças.
 
Plant@Home: Uma estufa automatizada para plantação de vegetais e ervas aromáticas em casa. Permite a definição de condições atmosféricas de forma remota, com sistema de alertas. Trata-se de uma solução modular.
 
 
Plataformas Web
 
SpinDots: Rede Social especializada em que o consumidor usufrui de promoções e premiações personalizadas. Como uma Rede Social, permite a partilha de descontos com os amigos inscritos na plataforma.
 
Keep Warranty: Aplicação móvel que permite organizar e guardar garantias e faturas, notificando quando estão prestes a expirar.
 
Social Grid: Plataforma que junta marcas a influenciadores digitais: a marca cria uma campanha e recebe conteúdos produzidos pelos influenciadores. Se os conteúdos forem relevantes, só é preciso aprovar a sua partilha nas redes sociais!
 

Novas Tecnologias
 
vmotoR Xperience: Experiências de simulação de condução automóvel para formação de condução em estrada ou para a área desportiva motorizada, fazendo uso de um chassis real de um modelo automóvel, integrado com robótica de movimento, sistema de imagem de 200º de visualização, proporcionando uma experiência única.
 
Link My Place: Solução IoT que junta sensores,dispositivos e smartphones possibilitando a fácil criação de processos revolucionários e experiências fantásticas em uma app para smartphones.
 
Vr Neuro Pain: Um sistema tecnológico inovador que combina realidade virtual com uma luva inteligente com biossensores e cujo objetivo é a reabilitação de pacientes com dor neuropática.
 
 
Prémio Brisa Mobilidade 2018
 
Huubster: Avaliação e certificação de automóveis usados pré-compra para garantir compras mais informadas e, melhores. Para além disso, ajuda na procura de descontos pós-compra do automóvel.
 
Famility: Pretende reduzir o tráfego e os efeitos da logística escolar nas cidades através de uma plataforma que interliga as famílias, as escolas e as transportadoras de crianças, simplificando a gestão da mobilidade familiar, otimizando os recursos de transporte e os processos logísticos.
 
BGN – Bus Global Network: Plataforma global de gestão de reservas de autocarros.
 

Prémio K.Tech
 
iClimate Adviser: tem por objetivo a criação de Weather Business Analytics de forma a permitir um salto qualitativo no uso de informação climatérica adaptada ao negócio.
 
Elephai: Solução integrada, baseada em três produtos, que permite melhorar a qualidade de vida para os pacientes com doenças neurodegenerativas e seus familiares, mas também tornar a gestão dos centros hospitalares de prestação de cuidados a estes pacientes mais eficiente.
 
Crane Syst: Digitalização da indústria da construção.
 
 
Todos os finalistas passarão agora por um período de pré-aceleração de cinco semanas, ao longo das quais as equipas reúnem com diversas entidades com o objetivo de adquirir competências para o desenvolvimento e implementação dos respetivos projetos. No Demo Day os candidatos terão oportunidade de ligar-se diretamente a investidores.
 

No total, o concurso Montepio Acredita Portugal recebeu 11 477 candidaturas. O maior número de projetos submetidos está relacionado com o empreendedorismo social (2.050 candidaturas), seguido do comércio (898), restauração (645) e indústria (635).
 
A cerimónia de entrega de prémios acontece a 30 de maio de 2018 no Centro de Congressos de Lisboa. O concurso conta, entre outros, com parceiros como a Caixa Económica Montepio Geral, a Brisa, KCS IT, Creative Minds, Say U Consulting, Microsoft, Sage, 360 Imprimir e DNS.pt.